Arquivo de 27 de Outubro, 2009

Lésbica Universal

A propósito da apresentação do livro “Contos da Diferença”, no Porto, no passado dia 17 de Outubro, tenho andado aqui a “remoer” sobre uma questão que foi levantada por alguns dos presentes.

A questão prende-se com o facto de o livro ser apresentado como “Literatura Lésbica”,  o que, segundo a opinião de algumas das pessoas presentes, pode ser bastante redutor ou limitador do público que poderá ter acesso à obra.

Diziam estas pessoas que o livro devia simplesmente ser apresentado como “Literatura Universal”. Desta forma acabava-se com o rótulo “Lésbico” e toda a gente podia pegar no livro para ler.

Eu já estou habituada a rótulos. Não gosto deles, especialmente daqueles que denotam preconceito, mas o facto é que todos nós rotulamos tudo, até para nos facilitar a vida. Somos assim.

Por esta ordem de ideias, não teria qualquer problema em ver substituído o rótulo “Literatura Lésbica” por “Literatura Universal”, no entanto, fico com a sensação de que esta não seria a solução. Só posso falar por mim própria, claro está, mas iria certamente achar estranho entrar numa livraria e encontrar um livro do “Asterix e Obelix” no meio da Literatura Universal… no mínimo iria pensar que “estes livreiros estão loucos”!

Tentar retirar o peso das palavras, substituindo “Lésbica” por “Universal” pode ser uma táctica, mas não creio que resulte.
No fundo, trata-se apenas de mais um rótulo, de mais uma forma de preconceito, ao não querer deixar visível a palavra “Lésbica” em todo o seu pleno significado, tratando-a como se esta fosse um repelente.

Quando estas pessoas têm medo ou vergonha de entrar numa livraria e pegar num livro para ler, só porque este está na secção de literatura “Gay/Lésbica”, então como é que em público eu posso estar com essas mesmas pessoas, se elas têm medo ou vergonha de me assumir pela “Lésbica” que sou?

Será que ajudaria se eu passasse a apresentar-me como “Lésbica Universal”?


Outubro 2009
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Creative Commons

Creative Commons License

Email me!

lqsa . wordpress @ gmail . com